Primeiro telefone do Brasil

  •  Primeiro telefone do Brasil

A mando do então imperador D. Pedro II, aparelho foi instalado em 1877, no Palácio da Quinta da Boa Vista, atual Museu Nacional do Rio de Janeiro

O primeiro telefone do país, que agora entra para o RankBrasil, teve sua instalação em 1877, no Palácio da Quinta da Boa Vista, onde atualmente funciona o Museu Nacional do Rio de Janeiro.

A mando do então imperador D. Pedro II foram implantadas as primeiras linhas telefônicas, interligando o palácio imperial às casas dos ministros.

As obras faziam parte dos serviços de montagem da Western and Brazilian Telegraph Company – que explorava os telégrafos – inaugurando efetivamente a telefonia no país.

Além do status, as linhas se voltavam a uma necessidade política de ligação entre o imperador, através de sua residência, e seus ministros. A comunicação mais urgente era entre D. Pedro II e os órgãos militares e corpo de bombeiros.

Aos poucos, o Brasil começou a receber as centrais telefônicas, mais precisamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. O sistema de Discagem Direta à Distância (DDD) só foi implantado no país em 1958 e o sistema de Discagem Direta Internacional (DDI), no ano de 1975.

“Céus, isto fala!”
O imperador do Brasil conheceu a novidade chamada de telefone no dia 25 de junho de 1876, em uma visita à Exposição Universal da Filadélfia, nos Estados Unidos, que comemorava o centenário da independência daquele país.

D. Pedro II já tinha contato com Alexandre Graham Bell e resolveu experimentar o invento que ele apresentava na mostra: o telefone. De acordo com historiadores, o imperador ficou tão impressionado que teria exclamado “Céus, isto fala!”. Sua atenção despertou a curiosidade de outros participantes da exposição, contribuindo para o sucesso e a disseminação do invento.

A invenção
Partindo do estudo do telégrafo, o cientista e inventor escocês Graham Bell desenvolveu um aparelho que transformava os sons em sinais elétricos, sendo levados à outra extremidade do fio, retornando ao seu estado inicial, ou seja, como som. No dia 10 de março de 1876, ele conseguiu fazer a primeira transmissão, data designada como o Dia do Telefone.

Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido postumamente como o verdadeiro inventor do aparelho. O reconhecimento aconteceu em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução número 269.


Fontes: Brasil Escola, Museu Imperial, Museu do Futuro e Wikipédia
Redação: Fátima Pires